Tráfego pago é o tráfego gerado apenas por meios pagos. O tráfego de sites pagos de mecanismos de pesquisa é direcionado a um site quando um usuário clica em um anúncio colocado na página de resultados de um mecanismo de pesquisa para uma específica.
O anúncio é criado, e pago, pela empresa utilizando uma plataforma de anúncios como o Google Adwords para tentar aparecer pela primeira vez em SERPs.
Como funciona o tráfego pago?
Quando os gerentes de sites desejam criar anúncios pagos, sua primeira parada geralmente é em plataformas automatizadas de leilão aberto, como o Google Ads. O Google estabelece um preço para uma palavra-chave e as empresas dão lances para a palavra-chave.
O Google irá então avaliar:
Seu lance máximo geralmente quantificado por PPC
A relevância de seu anúncio proposto e como ele se relaciona com a palavra-chave que está sendo licitada
Um Índice de qualidade – uma avaliação da CTR, relevância do anúncio e qualidade da página de destino
Como o Google decide onde classificar seu anúncio?
Quando você olha para os SERPs de qualquer palavra-chave, verá que existem alguns anúncios na parte superior e inferior da página.
Se houver muitos lances para as mesmas palavras-chave, o Google atribui uma classificação de anúncio ao seu anúncio, que determina a posição dentro de SERPs onde o anúncio aparecerá.
O Google usa a fórmula básica Índice de qualidade X lance máximo = classificação do anúncio = posição de pesquisa
Lembre-se de que você pode diminuir seu CPC com um Índice de qualidade mais alto. Ao garantir que seus anúncios sejam relevantes, direcionados e criativos, você pode economizar dinheiro com seu orçamento de marketing.
Por que o tráfego pago é importante?
Ao contrário do tráfego orgânico, que é um investimento de longo prazo, as campanhas de anúncios pagos podem ser mais lucrativas a curto prazo.
Tudo o que uma empresa precisa fazer é lançar uma campanha publicitária paga e, teoricamente, ela irá direcionar o tráfego direcionado ao seu site.
Embora algum conhecimento técnico seja necessário para começar no início, as campanhas de anúncios pagos podem ser mais simples de executar, com menos pessoas envolvidas e menos planejamento de longo prazo.
Freqüentemente, o tráfego pago é uma ótima opção se sua empresa pode ter uma palavra-chave de tendência de alto valor durante os períodos de pico ou quando um tópico está em alta.
Tráfego pago x tráfego orgânico
A principal desvantagem do tráfego de um site pago é que pode se tornar caro manter campanhas de anúncios o tempo todo. Anúncios pagos são exibidos apenas enquanto são financiados.
Quando os CPCs aumentam muito ou os orçamentos de marketing caem, é difícil sustentar os gastos com publicidade.
É uma boa ideia combinar estratégias de tráfego pago com tráfego orgânico para garantir que seu site tenha uma estratégia perene que gere tráfego de alta qualidade de forma consistente.
SEO é uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego orgânico e melhorar a classificação do seu site nas SERPs.